Brasil, junho de 2023 — A 24ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), estudo trimestral que monitora o sentimento dos profissionais qualificados (a partir dos 25 anos e graduação completa) com relação ao mercado de trabalho e à economia, acaba de ser lançada. Na publicação que marca a metade do ano, o indicador consolidado para a situação atual se manteve pessimista, regredindo de 35,7 pontos para 34,8. Já na avaliação dos próximos seis meses, a pesquisa sinalizou uma discreta recuperação, mas ainda do lado pessimista, com 45 pontos versus 44,7 do trimestre anterior.

Confiança dos profissionais no mercado de trabalho – consolidado (em pontos)

Momento

Junho 2022

Setembro

Dezembro

Março 2023

Junho 2023

Situação atual

36,8

38,6

41,7

35,7

34,8

Próximos seis meses

48,9

50,2

44,8

44,7

45,0

“As incertezas com relação aos cenários político e econômico locais e globais ainda têm deixado o mercado em compasso de espera, pois envolvem pontos que influenciam diretamente a tomada de decisão das empresas, a segurança da população e colaboram para uma perspectiva mais pessimista. O resultado do indicador capta esse sentimento”, analisa Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul.

O ICRH abrange três categorias: profissionais empregados, profissionais desempregados e recrutadores. A análise do contexto atual piorou na perspectiva geral das categorias avaliadas, com exceção dos profissionais qualificados, que repetiram o resultado do último trimestre. Já em uma projeção dos próximos seis meses, recrutadores e empregados apresentaram uma redução no pessimismo de 0,5 pp, enquanto os desempregados se mantiveram estáveis.

Desemprego volta a subir

Ainda que em níveis historicamente baixos, a taxa de desemprego qualificada voltou a subir após uma sequência de quedas ao longo do último ano. De acordo com resultados da PNAD, o índice de desocupação dos profissionais qualificados foi de 4,1% no 1º trimestre de 2023. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a taxa está 1,2 pp mais baixa, mas 0,3 pp maior do que a registrada no trimestre passado. Já o índice de desemprego geral, que inclui essa categoria de profissional, foi de 8,8% no 23T1.

“Mesmo com o movimento de alta, níveis abaixo dos 5% ainda reforçam que a oferta de candidatos aderentes e disponíveis no mercado é escassa, pois grande parte dos bons talentos está empregada e seguem disputados. Para evitar erros de contratação e garantir o recrutamento dos melhores talentos, é fundamental prestar atenção e respeitar as etapas estabelecidas, cumprir os prazos acordados, fornecer feedbacks transparentes e manter uma comunicação clara. O alinhamento entre o perfil do candidato e a vaga em aberto é essencial para o sucesso da contratação”, comenta o diretor-geral da Robert Half.

Desafios de atração e retenção

Conforme o estudo, 76,8% dos recrutadores estão com dificuldades para contratar profissionais qualificados. O resultado representa um aumento percentual de 0,8 pp no comparativo com a última edição do ICRH, lançada em março. Entre os entrevistados, 66% acreditam que o cenário não deve mudar nos próximos seis meses, enquanto 20% dizem que ficará ainda mais desafiador.

Por outro lado, 23% das empresas indicaram que a intenção de contratar será maior no próximo semestre. Atualmente, 17,5% das companhias manifestam que o ímpeto de contratação é alto ou muito alto.

“Esses dados transmitem uma mensagem positiva. Acompanhamos um aumento de 4,7 pontos percentuais nas projeções de contratações futuras e de 1,5 ponto percentual nas intenções atuais de contratação. Este é, portanto, um excelente momento para refletir sobre o desempenho da equipe. Sempre há espaço para melhorias e agora é a hora de adicionar profissionais que possam agregar valor à empresa e colaborar com as metas. Sairá na frente quem for estratégico e se planejar desde já para garantir um time de alto nível e consistência na entrega de resultados”, completa Mantovani.

Metodologia do ICRH – Lançado em agosto de 2017, o Índice de Confiança Robert Half (ICRH) é um indicador de difusão que varia de 0 a 100. Os indicadores de difusão são de base móvel (50 pontos), construídos de forma que os valores acima de 50 pontos indicam agentes do mercado de trabalho de profissionais qualificados confiantes.

A 24ª edição do ICRH é resultado de uma sondagem conduzida pela Robert Half ao longo do mês de maio, com base na percepção de 1.161 profissionais, igualmente divididos em três categorias: recrutadores (profissionais responsáveis por recrutamento nas empresas, ou que têm participação no preenchimento das vagas); profissionais qualificados empregados; e profissionais qualificados desempregados (com 25 anos ou mais e formação superior).

roberthalf@rpmacomunicacao.com.br
Cassia Schittini (11) 97732-0294