São Paulo, maio de 2022 - Não é de hoje que as soft skills, ou habilidades socioemocionais, vêm ganhando importância no mercado de trabalho. Os anos de pandemia, no entanto, foram determinantes para que elas fossem tão (ou mais) valorizadas que as competências técnicas, também chamadas de hard skills. Essas habilidades agregam tanto em processos seletivos quanto no desenvolvimento de carreira e na valorização dos profissionais dentro das empresas. Afinal, há um consenso no mercado de que é mais difícil ensinar um colaborador a lidar emocionalmente com um problema profissional do que orientá-lo a utilizar uma ferramenta técnica. O Dia Das Mães, celebrado no próximo domingo, configura um momento propício para reforçar que a vivência da maternidade tem um papel significativo no desenvolvimento e aprimoramento de várias dessas competências.

A fim de obter mais insights sobre a questão, a Robert Half, consultoria global em soluções de talentos, realizou uma sondagem em seu perfil no LinkedIn, entre os dias 26 de março e 3 de abril. Como destaque, 66% dos 693 profissionais participantes apontaram a inteligência emocional como uma competência desenvolvida pela maternidade e que gera diferenciais no mercado de trabalho. Seguida por senso de urgência (16%), comunicação (10%) e trabalho em equipe (8%).

“Existem habilidades que comprovadamente são aprimoradas com a experiência de ser mãe. Uma das principais, sem dúvidas, é a inteligência emocional. Nada é mais desafiador do que ser responsável por uma vida que depende de você, o que capacita a mulher para lidar com problemas do dia a dia e com situações adversas. Somado a isso, aumenta também a capacidade do olhar resolutivo, fortemente demandado pelas empresas atualmente. Além disso, as mães, pela realidade de precisar equilibrar diversas tarefas, desenvolvem um senso de urgência mais apurado, baseado em um planejamento mais consistente que garante maior produtividade e eficiência, mas sem perder o lado humano”, destaca Mariana Horno, gerente sênior da Robert Half.

A seguir, a executiva lista algumas boas práticas para as empresas que buscam promover ambientes mais acolhedores para essas profissionais. O foco é garantir que as demandas continuem sendo entregues com excelência, mas de maneira mais empática e confortável para a mulher que também é mãe:

• Possibilitar rotinas de trabalho flexíveis para profissionais com filhos;
  • Oferecer auxílio-creche e um convênio de saúde de qualidade;
  • Licença parental. Nesse caso, a empresa define que a licença é válida tanto para a mãe quanto para o pai, com um prazo entre 4 meses e 6 meses, independente do gênero;
  • Coaching de carreira durante a gestação ou no período de licença-maternidade para auxiliar as mães no retorno ao trabalho;
  • Promover o treinamento de lideranças, buscando a capacitação em relação ao tema, formas de promover a equidade e o reforço da relevância do tema no mercado de trabalho;
  • Investimento financeiro em ações para promoção da equidade de gênero;

“Felizmente, enxergamos o crescimento de um movimento favorável por parte das empresas, que já percebem a importância de garantir apoio às profissionais nesse momento. Trata-se de um movimento conjunto de conscientização que viemos acompanhando. Aos poucos, a mentalidade vai mudando, isso é claro. Não tenho dúvidas de que o mercado está se encaminhando para deixar de ver a maternidade como um obstáculo profissional e passá-la a ver como uma oportunidade de aperfeiçoamento de competências-chave para o futuro do mercado de trabalho”, completa Mariana.

É a primeira e maior empresa de recrutamento especializado no mundo. Fundada em 1948, a empresa opera no Brasil selecionando profissionais permanentes e para projetos especializados nas áreas de finanças, contabilidade, mercado financeiro, seguros, engenharia, tecnologia, jurídico, recursos humanos, marketing e vendas e cargos de alta gestão. Com presença global e atuação na América do Norte, Europa, Ásia, América do Sul e Oceania, a Robert Half aparece em listas das empresas mais admiradas do mundo. A Robert Half é reconhecida, também, por seu compromisso de promover a igualdade e proporcionar uma cultura que apoia a diversidade.

Mais informações para a imprensa - Robert Half:

RPMA Comunicação
Giulia Szpektor (11) 94386-9965