Na esteira de celebração do mês do orgulho LGBTQIAP+, a Robert Half realizou um levantamento em seu perfil no Linkedin para compreender quais seriam os principais desafios na implementação de uma cultura de diversidade e inclusão nas empresas brasileiras. Entre os 841 profissionais participantes, 35% apontaram a ausência de estratégia como o obstáculo mais latente, 30% indicaram a falta de apoio dos líderes, 21% a inexistência de uma estrutura adequada e os últimos 15% a resistência dos próprios colaboradores.

“É notável que as empresas estão se tornando mais engajadas e tomando uma posição mais pública sobre suas políticas de inclusão, afinal, os impactos positivos de um ambiente diverso, além de enormes, já são conhecidos. No entanto, para alcançar efetivamente um panorama de inclusão, a questão precisa estar entre as principais prioridades das companhias, desde o momento da contratação até as diferentes rotinas no ambiente de trabalho”, argumenta Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half para a América do Sul. “O esforço deve ser contínuo e, sem um olhar estratégico e o respaldo da alta liderança, a temática não sustentará forças para quebrar barreiras de modo estrutural”, completa.

Confira abaixo algumas dicas para promover a diversidade nas organizações:

• Estabeleça uma política estruturada de diversidade

Tenha em mente a possibilidade de alocação de uma pessoa, ou até mesmo um time, totalmente dedicado para fomentar o assunto e ser ponto de apoio ao longo do processo de mudança cultural. Em um primeiro momento, considere dois principais pontos de partida para rodas de conversa e treinamentos: o estabelecimento de uma comunicação inclusiva e a quebra das questões de viés inconsciente.

• Aplique pesquisas e elabore um censo

Uma etapa fundamental do processo é identificar quem são as pessoas que fazem parte da organização. Esse detalhamento é muito importante para elaborar ações assertivas e contar com o apoio dos colaboradores para a realização dos próximos passos. Entender como está a remuneração dentro da empresa entre pessoas que assumem o mesmo cargo e responsabilidades também se encaixa aqui.

• Desenvolva processos de recrutamento e seleção afirmativos

Após a realização do censo, os resultados podem ser utilizados para estratégias de recrutamento e seleção, direcionando recrutamentos com vagas afirmativas. É possível, por exemplo, delimitar um número mínimo de candidatos LGBTQIAP+ para avaliação em uma shortlist inicial.

“Empresas mais diversas contam com uma força de trabalho mais criativa, satisfeita e produtiva, pois as pessoas se sentem mais à vontade e têm mais gana de trabalhar em empresas que respeitam quem elas são. Por isso, aqui também entra muito forte a questão da retenção de profissionais talentosos, cada vez mais escassos em um mercado extremamente competitivo”, finaliza Mantovani.